Pular para o conteúdo principal

Um conto civilizado. Parte 2

Num belo dia de sol, o cidadão comum resolveu ir banco retirar lá uma certa quantia em dinheiro, após efetuar a transação, sem mais que fazer por ali, saiu do banco. Já na rua ao sentir a quentura do sol queimar-lhe o rosto, reparou que seu dia comum não estava tão comum assim.

Uma certa senhora, não se sabe nem nunca saberemos quem, deixou cair no chão uma bolsa, e dentro parecia haver uma certa quantidade em dinheiro. Ora, a primeira reação do cidadão comum, sendo ele também cidadão de bem, foi devolver o dinheiro. Mas não foi isso que fez.

Ele já sabia histórias do programa policial de esquemas onde os bandidos usavam uma mulher que deixava cair um dinheiro no chão, dai o otário ajudava, ela oferecia recompensa, levava o otário para um lugar misterioso e por fim assaltava o cara.

Temendo ser pego nesse famigerado golpe, pensou o cidadão comum em pegar o dinheiro para si, porém parou e pensou: sou cidadão de bem. Além do que cogitou também o risco dos bandidos virem atrás da bolsa, muito fulos da vida pelo fato de além do golpe não ter dado certo terem aplicado num metido a esperto. É, pensou, pegar a grana era arriscado.

Mas também não podia simplesmente deixá-la ali, se não ia ficar com cara de mané, quem é que deixa passar tanto dinheiro assim e não toma uma atitude, ainda que fosse doido até que faria algum sentido, mas sendo são e em pleno dominio das faculdades mentais sentia como que uma obrigação em tomar uma posição em relação aquilo.

Sem decidir ser era golpe ou não, se pegava ou não pegava o dinheiro, decidiu a unica coisa que podia decidir. Pegou uma garrafa de pinga que trazia numa sacola (afinal era sexta e ninguém é de ferro) derramou em cima do dinheiro e jogou ali um fósforo aceso. Dinheiro e bolsa queimaram juntos. E o cidadão comum deu o assunto por resolvido.

Gildson Góes.

Comentários

Samuel Bryan disse…
em qual parte realmente o termo "cidadão comum" pode ser levado a pé da letra?
hahahaha
gostei, Gil, desse eu gostei mesmo!
Gildson Goes disse…
Valeu

tenho lá meus momentos.

hahahhhhaha
Elynalia disse…
então das outras vezes tu não tinha gostado de verdade Samuel?
olha que assim Deus não te chama lá no céu heim
kkkkkk

Postagens mais visitadas deste blog

📚 Resenha do Livro Contos Clássicos de Terror – Antologia Assustadora e Imperdível

  Lançado pela renomada Companhia das Letras e organizado por Julio Jeha , o livro Contos Clássicos de Terror reúne dezenove histórias de terror e mistério que vão do gótico ao psicológico , mesclando autores consagrados da literatura mundial com grandes nomes da literatura latino-americana e brasileira. Da genialidade de Stephen King à sutileza sombria de Machado de Assis , essa antologia é uma verdadeira viagem pelos caminhos mais sombrios da mente humana. 🕯️ Clássicos que Marcam Presença Ainda no ínício temos o impactante O Barril de Amontillado , de Edgar Allan Poe . Considerado um dos contos de vingança mais famosos da literatura, a história mostra que há destinos muito piores do que a morte — uma lição macabra sobre orgulho e crueldade. Em seguida, o leitor é surpreendido por A Causa Secreta , de Machado de Assis . Embora o autor brasileiro não seja tradicionalmente associado ao gênero de terror, aqui ele entrega um suspense psicológico brilhante , revelando como a ...

Crise no Transporte Público de Rio Branco: Mobilização Social e o Direito à Cidade

Foto: Leandro Chaves Na manhã de segunda-feira, 20 de outubro , movimentos sociais e estudantis de Rio Branco (AC) realizaram um ato de protesto no Terminal Urbano da Capital , principal ponto de embarque e desembarque de passageiros da cidade. A manifestação denunciou a grave crise no transporte público que há anos afeta a população rio-branquense. Os manifestantes criticaram a má qualidade do serviço : ônibus sucateados , quebras constantes , atrasos frequentes , poucas viaturas — o que causa superlotação — e ausência de climatização , tornando as viagens desconfortáveis sob o calor intenso. Apesar disso, milhões de reais são repassados à empresa Ricco , única concessionária do transporte urbano de Rio Branco. A contratação da empresa, feita por meio de um edital emergencial , vem sendo prorrogada há anos, sem nova licitação pública. Uma Luta por Direitos e Dignidade Mais do que uma reivindicação por ônibus melhores, o movimento representa uma luta por direitos fundam...

A Farsa da Reforma Administrativa e a Luta dos Servidores Públicos

Foto: Unidade Classista Na últimas semana, foi apresentado pelo o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ)  um projeto de reforma administrativa. Segundo ele, o objetivo é “modernizar” a máquina pública, melhorar eficiência e combater “privilégios”. O relatório está dividido em três partes: uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), um projeto de lei complementar e um projeto de lei ordinária. Alguns dos pontos já anunciados ou indicados como possíveis incluem: Instituir um mecanismo de corte proporcional de salário e jornada para servidores públicos.  Fim das férias de 60 dias para membros do Judiciário; vedação de converter férias em pecúnia ou pagá-las retroativamente.  Restrições ou redefinições sobre “supersalários” e sobre verbas indenizatórias ou remuneratórias.  Estabelecimento de critérios legais de avaliação de desempenho para progressão de carreira, com base no modelo “Sidec” (Sistema de Desenvolvimento na Carreira). A reforma não pret...