quarta-feira, 17 de junho de 2009

Animac – Evento de Anime no Acre



Venha participar do evento cultural Animac – Anime no Acre- que acontece neste sábado, 20 de Junho, no SESC Centro a partir das 09:00 h. O primeiro evento de anime no Acre traz várias atrações e conta com o apoio do Governo do Estado do Acre através da Fundação Elias Mansour, em parceria com O Ponto Revistaria e TV Games.

O projeto Animac tem por objetivo realizar um Evento de incentivo as artes, a leitura, e a cultura utilizando da cultura Jpop - atual Nipônica Brasileira - que atrai os jovens como animes, mangás, e games, HQs, RPG e Card. Games nutrindo o desenvolvimento e o desejo de conhecer uma nova cultura, de aceitar desafios e a apreciação dos temas apresentados.

Amostras culturais japonesas, torneios de games e cosplay, shows com bandas locais, essas são algumas das atrações que o visitante irá encontrar no evento adquirindo um passaporte livre de R$ 05,00.

Mas o que são esses animes?


Animes são desenhos japoneses criados na década de 50 inspirados nos Mangas (desenhos japoneses em quadrinhos lidos de trás para frente), e tem como características uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados, muito movimento de cena e abordagem de temas variados, como por exemplo, ficção cientifica, aventura, terror, infantil, romance etc.

Os Otakus, termo em Japonês para designar os fãs de Animes, movimentam um mercado milionário de produtos variados, que vai desde o brinquedo até produções cinematográficas.

E a febre chega ao Acre

Um grupo composto por quatro garotos: Marcelo, Gledson, Ricardo e Robson, influenciados por um amigo de São Paulo, Michel, resolveram em 2001 criar uma associação para exibirem animação japonesa gratuitamente para a população Otaku de Rio Branco, que pouco conhecia de animes, fora os que passavam na TV aberta.

E surge assim a ADAGA (Associação dos doidos por animes, games e afins), com apoio da Filmoteca Acreana e uma incessante busca por produções à venda. Os animes começam ser exibidos para os acreanos a partir de 2001, aos sábados na Filmoteca.

As inovações

Surge em 2005 dois novos grupos: A-jin e Tenai. O segundo não tem muito sucesso e pára as atividades logo no inicio. O primeiro depois de um tempo, aprimora o mercado de produtos e monta uma loja especializada em comercialização de mangás e outras utilidades, que só a criação de um anime proporciona ao mercado.

O Animac é fruto dessa parceria entre os grupos e os Otakus de Rio Branco, que fizeram o projeto criado em 2005 acontecer este ano, driblando várias dificuldades e empecilhos.

Confira programação

Animes: Shoujo Kakumei Utena: das 09:30 às 10:20; GARO — Kiba Ookami: das 10:20 às 11:10; Lovely Complex: das 11:10 às 12:00; STREET FIGHTER 4 OVA: das 12:00 às 13:05; Kamen Rider Decade: das 13:05 às 14:00; Shijou Saikyou no Deshi Kenichi: das 14:00 às 14:50; Zero no Tsukaima: das 14:50 às 15:40; Evangelion Rebuild Of Evangelion 1.0: das 15:40 às 17:20.

Amostras culturais, Artes, Shows, exibição de AMVS (Anime Music Vídeo), Mangás, Torneio de RPG, AnimeKê livre e Concurso de Cosplay (Fantasias de Animes).

Para maiores informações acesse o portal Animac: www.portalanimac.co.cc, ou entre em contato com o organizador responsável Fenelon Sampaio: (68) 84026566.

E-mail: Fenelon.Sampaio@hotmail.com

Postar um comentário