terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A Viagem Musical de Chico Chagas


Quem não foi, perdeu. É o que posso dizer sobre o show Piano do Solo do músico Chico Chagas, acreano, filho do sanfoneiro Chiquinho Arigó e residindo atualmente no Rio de Janeiro, Chico Chagas veio ao Acre com um repertório especial onde passa com tranqüilidade e segurança por diversos estilos musicais como a MPB, o Chorinho, a música pop internacional e o clássico.

Em duas horas de show o ouvinte viaja com o eco dos acordes e notas saídas do piano, passando por momentos suaves e contemplativos a momentos mais ritmados e enérgicos. Nessa viagem, alguns momentos se destacaram como a belíssima versão para música “Ao Chico” de Tião Natureza ou ainda a valsa Saudade de Mãe, composição de Chico Arigó que o música executou e a dedicou a seu pai que estava presente no recinto a música foi fechada com um tocante abraço entre pai e filho, momentos antes o músico aproveitara o momento para anunciar aos presente e a sua própria família que sua esposa estava grávida e que seu pais em breve seria avô, acrescentando ainda mais emoção para o momento. Em seguida veio uma versão para o clássico Somewhere Over The Rainbow eternizada pelo filme O Mágico de Oz, que o músico dedicou a sua esposa e a criança que ainda vai nascer.

Além desses momentos houve várias ótimas versões para canções de Milton Nascimento, Tom Jobim, Chick Corea, Ernesto Nazareth, uma execução impecável de Odeon, dentre outros. O encerramento do show foi com três composições próprias de Chico Chagas, Palácio que também é conhecida como Prelúdio, Gameleira, um dos momentos altos do show quando a platéia foi convidada a interagir com a música fazendo com os dedos o som das gotas de chuva caindo na terra, um momento fantástico onde o próprio ouvinte se sentia membro ativo na execução da melodia e por fim uma música de seu novo álbum com o título bem humorado de Um Chopin no Bach ouvindo Forró que fechou a noite com chave de ouro.

Com certeza um dos melhores shows que já freqüentei no acre e sem dúvidas, o melhor recital de piano! Quando Chico Chagas retornar ao Acre para nos brindar com uma apresentação dessas de altíssima qualidade, faça um favor para seus ouvidos e sua mente e vá.

Nenhum comentário: